Conheça as etapas do funil de vendas, como aproveitar o melhor de cada uma e veja os resultados positivos para a sua empresa.
Quando se trata de negócios, as vendas importam – e isso não é segredo para ninguém.
No entanto, os números por si só não chamam a atenção do público.
É importante considerar como você se comunica com os clientes e o valor que a sua marca agrega na vida deles.
Então, como entender melhor o que chama a atenção do seu potencial cliente? Basta contar com o funil de vendas!
Ele é uma ferramenta essencial para as empresas, mostrando como será o trajeto do público até que ele se torne um cliente.
O primeiro contato do cliente com a marca até o momento de compra podem ser otimizados com o funil de vendas. E é isso que vamos te mostrar hoje!
Para acompanhar este conteúdo, continue a leitura aqui no blog da Duetto.
O conceito de funil de vendas
O funil de vendas é uma ferramenta estratégica para entender a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a compra de um produto ou serviço.
Dividido em três estágios, topo do funil, meio do funil e fundo do funil, cada um deles exige estratégias e abordagens diferentes.
Por isso, é fundamental entender a fundo cada um deles. Assim, você consegue planejar ações para aproveitar as oportunidades e otimizar os gargalos nas suas estratégias de marketing e vendas.
Então, vamos entender cada etapa com mais detalhes!
As etapas do funil de vendas
Para conseguir aproveitar o melhor do funil de vendas, é essencial entender cada etapa do seu processo:
Topo do funil
É no topo do funil de vendas que o público tem consciência da sua empresa, descobrindo seus produtos e/ou serviços.
Nesta etapa, o foco é atrair a atenção de novos clientes.
É mais fácil chamar a atenção das pessoas, principalmente porque você pode criar conteúdos e materiais mais gerais e abrangentes.
Posts informativos nas redes sociais, artigos informativos de blogs e vídeos mais dinâmicos são formas recomendadas de nutrir o topo do funil de vendas.
Meio do funil
O meio do funil de vendas é a fase de consideração: os possíveis novos clientes estão avaliando seus produtos/serviços. As pessoas já conhecem a sua empresa, mas ainda não sabem se vão, de fato, investir nela.
Neste caso, o mais recomendado é criar materiais que vão nutrir esses leads, gerados pelo topo do funil.
Investir em e-books, podcasts ou posts mais trabalhados e completos pode ser uma boa pedida. Assim, você educa essas pessoas sobre seus produtos ou serviços.
Com isso, você poderá mostrar como a sua empresa pode solucionar problemas específicos.
Fundo do funil
Finalmente chegamos no fundo do funil de vendas, a fase de decisão e ação. Este é o estágio final da jornada do cliente, a famosa etapa do “ou vai ou racha”!
No fundo do funil, o cliente já sabe quem é a sua empresa, conhece seus produtos e agora vai bater o martelo.
Então, a comunicação deve ser direta e objetiva, mostrando os produtos, oferecendo teste grátis e até mesmo dando alguns descontos promocionais.
Coletar e divulgar depoimentos de clientes também se torna uma boa estratégia para esta etapa do funil de vendas. Afinal, a prova social é um forte artifício na hora da compra.
Assim, quaisquer dúvidas que o seu potencial novo cliente tenha serão esclarecidas quando ele tiver um gostinho do que você pode oferecer.
Ao ter uma visão de cada etapa do funil de vendas, fica muito mais fácil ver os benefícios para a sua empresa, certo?
É importante ressaltar também que o meio do funil de vendas costuma ser a fase mais desafiadora para as empresas.
Isso porque é nesse estágio que o potencial cliente decide se vai continuar considerando sua marca ou se vai descartá-la.
Então, a ideia aqui é convencer o cliente de que você tem a melhor solução para o problema dele. Ele precisa sentir que o propósito da empresa vai de encontro com a necessidade dele.
Como captar leads em cada etapa do funil de vendas
Agora que você já sabe como cada etapa do funil de vendas funciona, é importante entender como captar leads, certo?
Antes de tudo, é importante lembrar que em todas as fases será preciso manter o público engajado. Assim, as chances de ele ir para a próxima etapa são grandes.
Dito isso, vamos às etapas!
No topo do funil de vendas, é altamente recomendado trabalhar um conteúdo mais completo e informativo, com as newsletters. O SEO precisa ser bem trabalhado nesses materiais, bem como em anúncios em redes sociais e posts em blogs.
Isso gera mais tráfego para seu site ou e-commerce, retendo o interesse de quem já é impactado pelos seus materiais.
No meio do funil, é preciso filtrar os leads e manter na estratégia somente quem pode, de fato, se tornar um cliente.
A automação de marketing é a maneira mais recomendada para este estágio. Ela pode oferecer um conteúdo mais específico e segmentar melhor o público-alvo deste estágio.
Uma comunicação personalizada constrói uma relação de confiança com o público, fazendo com que ele avance para a próxima etapa do funil de vendas.
Já no fundo do funil, a fase decisiva, você precisa fornecer todas as informações que podem ajudar o cliente a realizar uma ação.
Depoimentos de clientes, programas de fidelidade e condições promocionais costumam cativar o público.
Além disso, quando o seu potencial cliente está no fundo do funil de vendas, ele precisa demonstrar certeza ao escolher sua empresa.
Dicas úteis, atualizações de produtos e serviços e ofertas vão ajudar a satisfazer esse cliente, conquistando também sua lealdade.
Aproveite o melhor do funil de vendas com a ajuda de especialistas
Viu como o funil de vendas é fundamental para o sucesso da sua empresa?
Ele ajuda todo o time a pensar melhor em cada estratégia, sem contar que é realmente útil para o seu público.
Por isso, nós oferecemos esse serviço completo e otimizado!
Nosso time de especialistas está pronto para transformar a visão que o público tem da sua marca.
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